top of page

Planejamento de Projetos !

  • Foto do escritor: Caje Projetos
    Caje Projetos
  • 13 de fev.
  • 3 min de leitura

planejamento de projetos

O desenvolvimento de um projeto, seja ele de um produto ou de um molde de injeção, vai muito além de criar desenhos e modelos 3D. É um processo que exige visão estratégica, conhecimento técnico e um olhar atento às necessidades do cliente. Cada projeto carrega desafios únicos, e o foco é transformar ideias em soluções viáveis.


Reduzir tempo criando protótipos de peças com a simulação de injeção de plásticos, economizando custos de produção e tornando seu negócio mais sustentável são práticas eficazes e confirmadas para o sucesso do projeto. Ao otimizar os processos de trabalho, você terá mais projetos com maior eficácia e precisão, obtendo um resultado final de maior qualidade.

 

Além disso, é essencial cumprir as etapas do desenvolvimento de forma correta e na ordem prevista para o produto alcançar o resultado desejado. Em outras palavras, é preciso fazer uma gestão de processos para tudo se encaixar e fluir da maneira correta.

 

O que deve ser consideramos ao desenvolver um projeto?


 Entendimento das necessidades do cliente;

O primeiro passo para o desenvolvimento de produto deve ser, sem dúvida, a identificação da ideia. Antes de qualquer esboço, busca-se entender o real problema a ser resolvido.

Nesse momento, é preciso liberar a criatividade e registrar todas as ideias que ocorrerem. Cria-se um plano de projeto. Considere sempre como base alguns direcionamentos primordiais, como os objetivos do negócio, o seu público-alvo e as tendências de mercado.

As ideias inovadoras de produtos podem surgir, por exemplo, em razão de tendências de vendas, necessidades dos consumidores, ações da concorrência ou, até mesmo, por sugestões de clientes, sendo necessário ficar atento para captá-las.

É necessário realizar um filtro baseado nas premissas do projeto, é necessário considerar diferentes critérios. Sobretudo, citamos o orçamento estipulado, custos de produção do produto, viabilidade técnica e perspectivas do público-alvo. Dessa maneira, ao analisar tais aspectos, apenas as ideias de alto potencial devem seguir para a próxima fase do processo.

 

Análise de Mercado e normalização; 

Cada desenvolvimento precisa atender aos padrões técnicos e diretrizes de cada projeto. Depois que o conceito do produto é aprovado, pode-se realizar uma análise de mercado mais realista, detalhada e completa. É o momento, inclusive, de realizar o estudo da viabilidade econômica para determinar os custos de produção e projeções de retorno sobre o investimento, bem como a análise de público-alvo, da concorrência e do segmento em geral

 

Desenvolvimento e inovação do projeto; 

Na fase de desenvolvimento, o escopo do projeto deve ser realmente colocado em prática para projetar a ideia desenvolvida. Nesse momento, criação de um protótipo 3D que conte com as principais funcionalidades do produto para ele ser testado com um grupo de controle. Esse tipo de ferramenta permite a criação e edição de objetos tridimensionais, o que torna possível fazer as adequações necessárias para que o item se encaixe nos padrões industriais e as normas previamente estipuladas.

 Através dos resultados oriundos das simulações de processos, feito por um software de CAE e CAD, é possivel ser mais assertivo no projeto dos moldes de injeção. Assim garantem uma otimização da produção e economia de tempo e dinheiro evitando retrabalhos. Sempre há espaço também para otimizar materiais, reduzir custos e melhorar processos.

Além disso, deve-se pensar e fazer a gestão dos desafios impostos pelo projeto.

*Planeja-se a fabricação, montagem e manutenção desde a fase inicial. É preciso sempre procurar aprimorar a qualidade do projeto por meio de novos aprendizados para ele se demonstrar interessante aos usuários e competitivo com relação às demais alternativas disponíveis no mercado;


*Redução de Custos; uma forma de aumentar a margem de lucro do produto e, consequentemente, de aprimorar a competitividade é diminuindo os seus custos de fabricação;

*Agregar características: incluir características relevantes em um projeto é capaz de suprir de maneira ampla as necessidades dos consumidores, o que aumenta a possibilidade de aceitação do item perante o público-alvo;

*Inovação: um projeto inovador é capaz de criar uma dimensão de uso, inclusive um novo conceito que atenda a demandas que nenhum outro projeto é capaz ou que possa suprir necessidades sequer detectadas pelos consumidores.

 

No acirrado momento de mercado que vivemos hoje em dia, a inovação e a eficiência são essenciais para manter uma vantagem competitiva. Assim, as empresas que adotam soluções digitais avançadas para otimizar seus processos de design e fabricação possuem recursos estatisticamente mais elaborados para saírem na frente de seus concorrentes no desenvolvimento de seus projetos. Ganhe tempo e dinheiro, detecte os problemas antes de ocorrerem, para que as peças moldadas funcionem corretamente desde a produção. Pois lembre-se, um bom produto começa com um bom projeto.

 

Comments


WhatsApp
bottom of page